Recomendação de Bolsonaro, OMS passa a contraindicar uso de hidroxicloroquina para prevenção de covid-19

0
93
Bolsonaro mostra caixa de hidroxicloroquina para ema.
Foto: Sergio Lima / Poder 360.

O medicamento foi amplamente divulgado pelo governo federal para a prevenção do covid-19. Em conjunto com outros medicamentos, a hidroxicloroquina formava o “kit covid”, utilizado supostamente para prevenir o coronavírus, porém nenhum dos remédios possui comprovação científica de que funcione neste caso.

Trecho de Opera Mundi:

Um grupo de especialistas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (01/03) que o medicamento anti-inflamatório hidroxicloroquina não deve ser usado para prevenir a covid-19.

Os cientistas, que fazem parte do Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS, analisaram os resultados de seis ensaios clínicos com mais de seis mil participantes. De acordo com o estudo, a hidroxicloroquina não teve efeito significativo algum sobre os níveis de morte e admissão no hospital.

Ao mesmo tempo, é possível concluir que o medicamento não influencia na taxa de infecção e pode aumentar o risco de efeitos adversos. Sendo assim, a OMS orienta de forma concreta aos profissionais da saúde e países que o medicamento não seja utilizado contra o novo coronavírus.

O grupo afirma que o medicamento não é mais uma prioridade de pesquisa. E que, a partir de agora, serão avaliadas outras possibilidades mais promissoras.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Obrigado por sua leitura. Conheça também a Kotter editorial e a KotterTV. Apoie nossa luta clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui