PGR envia pedido do STJ para investigação de procuradores da Lava Jato

0
68
Augusto Aras com expressão tranquila, olha para a frente.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Augusto Aras, o procurador-geral da República, enviou à Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que sejam investigados os procuradores da Lava Jato.

O ministro Humberto Martins, o presidente do STJ, pede que o PGR faça a investigação em âmbito administrativo e criminal sobre a revelação de que o procurador Deltan Dallagnol sugeriu pedir uma análise patrimonial dos ministros do STJ à Receita Federal.

Esta sugestão de Dallagnol contra o STJ aparece nas mensagens trocadas entre Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. As mensagens, apreendidas na operação Spoofing, foram validadas pelo STF para serem usadas pela defesa de Lula.

O PGR Aras recebeu o pedido do ministro Humberto Martins e despachou o assunto para o corregedor nacional do CNMP, Rinaldo Reis. Ele analisará se há elementos de infração funcional suficientes para abrir a sindicância contra os procuradores da Lava Jato. 

Está em análise a investigação criminal sobre os procuradores, conduzida por Aras.

Dallagnol e outros ex-integrantes da força-tarefa lançaram nota a CNMP na qual garantem que “jamais praticaram qualquer ato de investigação sobre condutas de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função, sejam ministros do STJ, seja qualquer autoridade”.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Obrigado por sua leitura. Conheça também a Kotter editorial e a KotterTV. Apoie nossa luta clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui