Canalha. 302 canalhas.
Além do canalha do Rodrigo Maia e seus asseclas, também canalhas.
O personagem Chaves sempre dizia “canalha, canalha, canalha”. Porém, quando ele xingava os outros personagens de “canalha” era divertido e a palavra tinha um sentido leve. Isso porque era dito como comédia.
“Canalha” tem origem na Grécia, é uma palavra grega. Em Roma, passou-se a dizer “canaglia” com G e L. Esta palavra tinha significado de “patife”.
“Canalha” é uma palavra feminina, mas é comum aos dois gêneros. Ou seja, você pode dizer “o canalha” e “a canalha”.
Pode-se utilizar essa palavra também para se referir a grande parte do congresso nacional: a canalhada.
Já em Portugal, usa-se “canalha” para determinar um grupo de crianças. Por exemplo, tem-se a frase “A canalha estava a brincar” ou “A canalha está solta hoje”. Então, para os portugueses esse termo pode ser usado no sentido de “garotos levados” ou “moleques”.
Nesse contexto, esta expressão não tem sentido de “corruptos” e não carrega o sentido real que tem em sua origem.
Segundo sua definição, canalha é “a pessoa que é desprezível, é um patife, é um velhaco”. Existem vários sinônimos belíssimos. Cada deputado que votou em Arthur Lira pode escolher o título que quiser para carregar consigo.
Ainda tem-se “bandalho, biltre, brejeiro, cachorrada”. Este último pode ser usado quando são dois ou mais deputados reunidos.
Os sinônimos continuam: “pior das canalhadas, corja, criançada, desprezível, enxurro”. Enxurro é ótimo e parece perfeito para descrever o Roberto Jefferson.
“Escoalha”. O uso perfeito em uma frase: “Onix Lorenzoni é um escoalha”.
“Futre, gentalha”. Lembram-se do Quico do programa do Chaves? Ele rebatia o xingamento do Chaves dizendo “Gentalha, gentalha, gentalha”.
“Infame, miserável, miudagem, ordinário, patife, pulha”. Pulha é um termo que combina muito bem com o Bananinha.
“Ralé, ribaldo, safado, salafrário”. Salafrário é aquele senador que colocou dinheiro nas nádegas.
“Sevandija”. Este sinônimo pode ser aplicado para uma deputada.
“Velhaco e vil”. Esses todos são sinônimos da palavra “canalha”.
Dediquei-me a explicar origem da palavra canalha e todos os seus sinônimos, para que os 302 canalhas do Congresso Nacional possam usar a vontade. Todos com um sorriso no rosto locupletando-se com as verbas e cargos negociados pelo energúmeno Presidente da República. Ou não.
É lamentável e terrível a situação que o país está vivendo. Porém seguimos e ninguém solta a mão de ninguém. Continuamos na luta. Nós somos a mosca que pousou na sopa deles.