O governo venezuelano de Nicolás Maduro informou que irá ajudar o Amapá com o envio de cilindros de oxigênio para as cidades que estão com seu sistema de saúde colapsando. Enquanto não há ninguém a frente da pasta da Saúde no governo federa, o Amapá torna-se o segundo estado brasileiro a receber auxílio daqueles que “nós não queríamos virar”. O primeiro estado a receber ajuda da Venezuela foi o Amazonas, em janeiro deste ano.
Nesta segunda-feira (22), o senador Randolfe Rodrigues foi quem divulgou a informação por meio das suas redes sociais.
Em janeiro, o governo de Nicolás Maduro ajudou o Amazonas que sofria com a falta de insumos básicos, enquanto o governo Bolsonaro enviava medicamento para tratamento precoce. Segundo documentos, o principal culpado pela crise do oxigênio no estado foi o general Eduardo Pazuello, que ainda não foi exonerado da pasta da Saúde.
De acordo com Randolfe, “O Governo Venezuelano se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio. Precisamos que o Governo Brasileiro mobilize a logística para trazer o oxigênio até Macapá”.
URGENTE! Acabo de falar c/ o Embaixador da Venezuela Alberto Castellar, que nos garantiu o apoio do Governo Venezuelano para Macapá e para o Amapá na questão do oxigênio. Iremos mobilizar a logística para efetivar o auxílio que estamos recebendo.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) March 22, 2021
Agora pela manhã, falarei com o prefeito @Dr_furlan e com o Governador @Waldezoficial para que possamos estabelecer o contato entre eles e o Governo da Venezuela.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) March 22, 2021
O Governo Venezuelano se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio. Precisamos que o Governo Brasileiro mobilize a logística para trazer o oxigênio até Macapá.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) March 22, 2021