Boletim O Sul do Mundo #44

0
72
Pedro Castillo em manifestação.
Foto: Reprodução.

Desaparecimentos na Colômbia alcançam 376 estrangeiros em dois anos

A Colômbia será analisada durante esta segunda e terça-feira pelo Comitê das Nações Unidas contra os Desaparecimentos Forçados (CED) em uma audiência online de Genebra, na Suíça, na qual o órgão vai analisar um relatório do Estado colombiano e ouvir denúncias de diferentes organizações sociais.

Em dois anos, 376 casos de estrangeiros (dos quais 216 venezuelanos) foram vítimas de desaparecimento forçado na Colômbia, motivo pelo qual o relatório apresentado ao Comitê insiste em que “atenção especial deve ser dada à situação das mulheres nas fronteiras” (Com Telesur).

Segundo turno no Peru: Castillo na frente

O segundo turno no Peru será em junho e o país vive o embate entre uma candidatura com programa nacional, popular e de esquerda contra outra candidatura de extrema-direita.

As primeiras pesquisas apontam vantagem para o professor e sindicalista Castillo, com 42% de apoio, contra 31% de Keyko Fugimori, do clã de Alberto Fugimori, ex-presidente neoliberal, hoje preso por crimes contra a humanidade, que nos anos 1990 reprimiu organizações populares.

A candidata do Força Popular lidera na capital Lima com 43% contra 24% de Castillo, em uma situação que se inverte no interior (51% para o candidato do Peru Libre x 26% para Keiko).

Para ajudar, o escritor e prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, uma das referências do conservadorismo no continente, mesmo tendo sido derrotado nos anos 90 pelo fugimorismo, apontou agora apoio advinhem em quem? (Com Telesur).

Partido Comunista de Cuba elege novo comitê central

Na segunda-feira, o Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) elegeu o presidente Miguel Díaz-Canel, primeiro secretário da principal organização política do país caribenho. O Oitavo Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), cujas sessões começaram na sexta-feira passada, se conclui nesta segunda-feira com a apresentação da nova direção do partido, com seu Comitê Central e o novo primeiro secretário, em substituição a Raúl Castro, hoje com 85 anos.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Obrigado por sua leitura. Conheça também a Kotter editorial e a KotterTV. Apoie nossa luta clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui